
A apropriação da sala 134 (Plástica) pelos alunos do primeiro período foi um processo interessante que trouxe um resultado que acredito ter agradado a todos. Foram 3 dias de intenso trabalho para, utilizando prioritariamente os materiais que já existiam na sala, criarmos ou adaptarmos 7 ambientes: foyer, aula, descanso, estudo, exposição, ateliê, projeção.
Meu grupo ficou responsável pelo espaço de exposição; na imagem abaixo, vê-se uma parte do trabalho final:

A idéia inicial era de não ter um espaço exclusivo para a exposição e deixar as obras em estantes colocadas ao longo de toda a sala. Para que não ficasse muito apagada nem perdesse a identificação, veio a idéia de encapá-las com revistas, que foram encontradas lá.
Quando a distribuição de lugares para cada ambiente foi organizada, vimos que havia sobrado um grande espaço que poderia ser utilizado para o nosso, e que seria melhor, já que percebemos que seria necessário mais do que as estantes para expor trabalhos de todos os alunos.
Nos estabelecemos no local, então, e começamos a disponibilizar as estantes e mesas, além de deixar o lugar mais agradável.
Não encontramos grandes problemas, exceto o da falta de ventilação, do qual todos reclamaram.

Outros ambientes:

A sala de estudos ficou com um visual ótimo, num lugar estrategicamente afastado, e pode ser muito utilizada e explorada pelos alunos; nela, pode-se estudar sozinho numa mesa pequena, ou em grupo em uma maior, além de ter computadores disponíveis.
Ao lado está o espaço para descanso, com um lugar confortável para se sentar ou deitar ao fundo, protegido pelo mosquiteiro, banquinhos e o interessante pufe feito de pneus; ainda tem opções de jogos ou baralho.


O ateliê ficou uma graça! As paredes foram pintadas de cores e com imagens bem bonitas, a disposição das mesas foi alterada para facilitar o trânsito de pessoas e materiais. E o grupo ainda criou um detalhe decorativo, de tisurus de origami que ficou um charme!
A projeção também ficou muito decorada, com filme de cinema pintado em frente e os cartazes de diversos filmes pregados na parede oposta. Eles tamparam as pias que tinham atrás, organizaram a arquibancada, as cadeiras e a mesa, e tamparam a luminosidade da janela e do ambiente exterior. Ficou muito bom para projetar.

Nenhum comentário:
Postar um comentário