quarta-feira, 12 de março de 2008

Comentário sobre o texto "O Ensino de Desenho nas Escolas de Arquitetura e a Influência da Informática"

O texto esclarece bem o objetivo de aulas de informática aplicada à arquitetura, o qual ainda não estava entedendo bem. Explorar todas as facilidades que a tecnologia computacional pode nos oferecer, criando uma busca constante por descobertas de mecanismos e pela utilização da criatividade como ponto inicial do desenvolvimento de qualquer projeto.
A tecnologia que ajuda a expandir a criatividade do arquiteto deve ser aproveitada ao máximo, pois é o oposto do que muitas vezes se espera da informatização da profissão.

Gostaria de ressaltar o que considerei de grande importância, não buscar apenas a qualificação exclusiva para atender às demandas do mercado, mas o aprendizado mais amplo que puder ser adquirido no ambiente universitário para que, com uma maior flexibilização e facilidade de adaptação a novas realidades, seja possível encarar os diversos desafios da arquitetura atual, em diversos aspectos.

A integração da informática aos outros conteúdos do curso deve ser levada em conta para que sejam agilizados ou simplificados alguns processos que tomavam muito tempo desnecessariamente, desde que não haja perdas no conhecimento. Em vez de só criar uma disciplina independente ou só incluir o conteúdo em várias disciplinas, seria interessante se utilizássemos com freqüência as duas estratégias de aprendizagem ao mesmo tempo.
Além disso, deve-se pensar nos limites e intersecções entre o desenho projetivo e a informática aplicada, para considerar o que vale a pena e o que é realmente preciso ser estudado em cada disciplina, sendo que as duas se complementam em muitos pontos.

Acredito que podemos ganhar muito com as novas tecnologias, sendo necessário apenas um estímulo, algum material de leitura e monitorias, pois a experiência adquirida ao trabalhar e explorar os programas é que será mais aproveitada.
O texto abre uma reflexão importante e atual sobre a informática na arquitetura para as escolas, já que há melhoras e aprimoramentos a serem realizados na educação e nos alunos, constantemente, nesse aspecto.

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